sexta-feira, 15 de maio de 2009

Acompanhamento Clínico na Adolescência

A puberdade dos portadores de Síndroma de Down processa-se de forma semelhante à dos restantes adolescentes. Os níveis hormonais também obedecem à mesma ordem. Aproximadamente, 50% das pacientes com Trissomia 21 são férteis (O ciclo menstrual é semelhante ao das restantes adolescentes). No caso do sexo masculino desconhece-se a existência de fertilidade.
Na puberdade precoce surge a possibilidade de aparecer hipotiroidismo, e doença celíaca na puberdade tardia. É importante a convivência com adolescentes do sexo oposto e a permissão para exprimir a sua afectividade.
Como qualquer outro adolescente podem tornar-se anti-sociais, tristes e deprimidos. Distúrbios psiquiátricos ou de comportamento com padrões de adulto podem começar na adolescência.

1 comentário:

  1. Olá boa noite, tenho uma filha de 10 anos portadora de T21. Neste momento já tem brotos mamários, pelos pubicos, nas axilas , ainda que em pequena quantidade claro. Inclusive já lhe noto nas cuequinhas um corrimento amarelado.Será que é precoce ou é uma idade já considerada normal para passar por estas alterações ? Obg Cpts

    ResponderEliminar