sexta-feira, 15 de maio de 2009

Orientações gerais para o cuidado da criança

Além das complicações neonatais, grande parte do esforço terapêutico, durante o primeiro ano de vida, centra-se em duas grandes questões - a hipotonia muscular e a fala. Seguem-se algumas orientações simples:

ALEITAMENTO MATERNO - Importante pelo aspecto nutricional, pela relação mãe-filho, e também para melhorar o tónus da musculatura oral, o que será importante para o desenvolvimento da fala e posicionamento da língua. A cardiopatia congénita pode ser um obstáculo à amamentação materna. O aspecto emocional pode dificultar ou até tornar impossível a amamentação. A ansiedade materna dificultará mais ainda o aleitamento, o sentimento de culpa e todo o relacionamento mãe-filho.

USO DA CHUPETA - Ajuda a combater a hipotonia muscular oral e melhora o posicionamento da língua.

POSTURA - A tendência do recém-nascido e do lactente com Síndroma de Down é a manutenção das articulações em hiperextensão e um dos objectivos da fisioterapia inicial é corrigir esta postura, levando-o a uma posição de maior flexão. Os pais devem colocar a criança para dormir em decúbito lateral direito ou esquerdo. Após a alimentação é preferível o decúbito lateral direito pelo risco de refluxo gastro-esofágico. Também é aconselhável manter a criança, sempre que possível, com a cabeça erguida, como se estivesse sentada ou de pé (a visão do mundo deitado é completamente diferente).

IMPORTANTE LEMBRAR - Dois factores fundamentais para o desenvolvimento de qualquer criança são o amor e o estabelecimento de limites e isto deve começar cedo.
Devem ser evitadas mudanças radicais na vida dos familiares (por exemplo parar de trabalhar ou mudar de cidade).

Entrevista com a mãe de uma portadora de Trissomia 21

Sem comentários:

Enviar um comentário