sábado, 9 de maio de 2009

Itogenética da Sindroma de Down

A solicitação do estudo cromossómico é uma etapa essencial do diagnóstico da Síndroma de Down. Embora seja possível o diagnóstico clínico, o resultado do estudo cromossómico é essencial para o aconselhamento genético.





O estudo cromossómico geralmente apresenta um dos seguintes resultados:

TRISSOMIA LIVRE DO CROMOSSOMA 21

Cariótipos: 47, XY, +21; ou 47, XX, +21.

Nestes casos os pacientes apresentam em todas as suas células 47 cromossomas e não 46, e o cromossoma extra é do par 21. Ocorre por acidente genético e em mais de 80% dos casos deve-se a uma não disjunção cromossómica na meiose materna. O factor de risco conhecido que mais se associa a este acidente é a idade materna elevada (superior 35 anos). Este cariótipo é encontrado em aproximadamente 92% dos casos de Síndroma de Down.


TRANSLOCAÇÃO

Cariótipos: 46,XY, t(..., 21); ou 46, XX, t(...,21).

Nestes casos, o paciente apresenta o número normal de cromossomas (46) em todas as suas células. No entanto, ele tem um pedaço a mais do cromossoma 21 aderido a um outro cromossoma. Assim, trata-se de uma trissomia parcial e não de uma trissomia completa. O cromossoma extra fixa-se a um outro cromossoma. Os cromossomas que mais frequentemente se encontram aderidos ao cromossoma 21 nos casos de translocação são os acrocêntricos: 13, 14, 15, o próprio 21 e o 22. No entanto, o pai ou a mãe podem ser portadores de uma translocação parcial que envolve o cromossoma 21 e o risco de recorrência pode ser muito maior que o da trissomia livre. O risco de recorrência depende do cromossoma envolvido e do progenitor portador da translocação. Este cariótipo é encontrado em aproximadamente 5% dos casos de Síndroma de Down.


MOSAICISMO

Cariótipos: 46, XY/ 47, XY, +21; ou 46, XX/ 47, XX, +21.

Nestes casos algumas células exibem cariótipos normais e outras células com trissomia livre do cromossoma 21. Estes casos ocorrem por acidente genético e também não são familiares. Geralmente devem-se a uma falha na divisão celular de alguma linhagem de células, após a formação do zigoto.
Este cariótipo é encontrado em aproximadamente 3% dos casos de Síndroma de Down.

Sem comentários:

Enviar um comentário